20/11/2025 às 03:41 Autoral Pelo Mundo Documental

Malauí - Parte I

15
1min de leitura

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam.

Frei Beto


O Malauí (Malawi) é um país paradoxalmente (des)conhecido por ser um dos mais pobres de todas as Nações, ao mesmo tempo que possui uma das populações mais afetuosas de África.

Por entre o alaranjado do barro que pisei e dos pores-do-sol que testemunhei, o branco dos sorrisos tímidos porém generosos das pessoas que me cruzaram os caminhos, restou na boca o gosto agridoce de quem pode confirmar tudo isso.

Em busca de histórias pra contar, percorri o país - de Lilongwe (capital) até Mangochi Bay (litoral) - conhecendo tribos originárias, chorando aos pés de árvores sagradas, sentindo a alegria dos erês preencher meu coração enquanto minha cabeça questionava como é possível se ter alegria em meio a tanto esquecimento.

Ali eu conheci a esperança no encontro com uma juventude engajada em fazer do lixo um luxo, e a resiliência numa terra que sofre entre secas e tempestades mas resta rebelde, ainda brotando vida.

África não se explica, se vivencia.

Mas se eu tivesse que tentar explicar, começaria pelo Malawi. E diria - eis ali a linha tênue entre a não-existência e a existência de Deus.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

África ASF ASF Where baobá comidas típicas cultura documentário espiritualidade Malaui

Quem viu também curtiu

20 de Nov de 2025

O Olhar para a Amazônia

20 de Nov de 2025

Malauí - Parte III: Cultura Originária, Força Ancestral, e o Sagrado Feminino

20 de Nov de 2025

Malauí - Parte IV: Baobá, enfim, o encontro.

Olá! Esse é o canal de comunicação WhatsApp da ASF. Será um prazer conversar com você. Como podemos lhe ajudar?
Logo do Whatsapp